SaaS

SaaS – Software as a Service (Software como serviço) 

É considerado um sistema SaaS toda a distribuição de softwares onde empresas pagam permanentemente ou recorrentemente por um serviço. O Fornecedor do serviço é responsável por toda estrutura de informações, segurança e conectividade do sistema. O Contratante paga uma assinatura recorrente para usufruir do serviço. Os benefícios do modelo SaaS comparando com o modelo tradicional, onde o cliente adquire uma licença para usar o software são basicamente 3:

– Baixo investimento – não necessita de equipes treinadas e certificadas para usar o software, já que a responsabilidade é do fornecedor do serviço.

– Adaptação gradual de implantação. Excluindo sistemas complexos de implantação e treinamento, é possível implantar gradualmente por licenças, respeitando as fases do projeto.

– Administração de tempo. Nesse modelo as equipes de TI não precisam para outros departamentos para implementar o serviço.

Os Modelos de Cobrança do Saas são: Valor recorrente proporcional ao número de licenças utilizadas, Valor recorrente proporcional ao uso (ex.: disparo de e-mail marketing), Propaganda e Freemium – modelo de versões “Trias”, onde o usuário paga por módulos ou serviços adicionais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *